Como construímos nossa trajetória profissional?
Quando se fala em carreira, questões como valores pessoais, expectativas, ambições, necessidades financeiras e felicidade são tocadas também, pois intrinsecamente, todas elas, de alguma forma, são envolvidas nas decisões que tomamos sobre nossa trajetória profissional.
Quantas pessoas você conhece que estão infelizes com sua carreira? E quantas, transformaram grandes paixões em verdadeiras frustrações, por tornar um hobby, em seu meio de sobrevivência?
Pois é, as decisões que envolvem essa escolha não são nada fáceis de serem tomadas e depois que escolhemos um rumo, temos certeza que estamos fadados a seguir essa direção até o fim de nossas vidas profissionais. Mas na verdade não é bem assim, podemos e devemos nos questionar sempre se o rumo que estamos seguindo nos faz bem e atende às nossas necessidades. Afinal de contas, somos seres em transformação e nossas preferências também mudam ao longo de nossas vidas, e assim as nossas opções e escolhas profissionais também podem mudar.
Quando o prazer que nossas carreiras nos proporcionam acaba, ou quando não vemos mais sentido em nosso dia-a-dia profissional, temos o dever e o compromisso com nós mesmos, de nos questionar e nos reavaliar. Dedicamos grande parte de nossas vidas às nossas carreiras e não podemos deixar que nossos dias sejam penosos.
Além disso, quando fazemos algo também por prazer, os resultados alcançados são muito melhores.
O número dos profissionais que se dedicam à consultoria de carreira têm crescido bastante. E cada vez mais, novas ferramentas surgem com o intuito de nos auxiliar nessa empreitada, afinal de contas, fazer essas reflexões solitariamente, não é uma tarefa fácil, além disso pode nos levar apenas aos caminhos já visitados.
E nesse processo de avaliação e reavaliação, uma dica importante é considerar sempre nossos valores pessoais, pois são eles que norteiam nosso prazer em viver. Por isso, em todas as escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas, se levarmos em conta nossos valores pessoais, com certeza seremos muito mais assertivos.
A transição de carreira não é algo simples de ser feito e envolve uma série de questões que nos deixam inseguros, mas é uma possibilidade viável, e quando planejada e bem orientada, pode ser feita, inclusive, de uma maneira prazerosa, nos proporcionando descobrir possibilidades jamais pensadas.
Comentários